Lesão pelo raio da bicicleta

As lesões pelos raios da roda da bicicleta ocorrem quando o pé é colocado no meio da roda em movimento, ocorrendo um trauma torsional do pé, tornozelo e perna. É um trauma comum na infância principalmente quando as crianças são passageiras na bicicleta, ocorrendo sua maioria com crianças entre 3 a 5 anos.

A lesão pode ter gravidade variável, podendo ser uma escoriação, perda de pele com exposição ou não de tecidos profundos, fraturas e até mesmo amputação. Muitas vezes a lesão inicial é aparentemente pouco grave, pode evoluir para uma lesão maior no decorrer dos dias devido por necrose secundária a má vascularização dos tecidos ao redor do pé e do tornozelo.

Normalmente existem três mecanismos da lesão pelos raios da bicicleta: (1) lacerações pelo garfo da bicicleta como ação dos raios da bicicleta;  (2) esmagamento pelo choque entre a roda e o garfo da bicicleta;  e (3) lesão por cisalhamento de uma combinação das duas forças acima.  A laceração geralmente envolve os maléolos, a área do tendão de Aquiles do calcanhar ou o dorso do pé.  A perda de tecido sobre os maléolos pode ser completa e, às vezes, pode incluir o periósteo (tecido que recobre o osso). Os tendões podem ficar expostos.  O fechamento da ferida com sutura comumente leva à deiscência da ferida e à cicatrização prolongada. O cisalhamento produzido pelo estiramento abrupto do tecido mole ao redor do tornozelo não apenas separa as camadas de tecido e interrompe o suprimento de sangue, mas também pode ser o mecanismo pelo qual  ocorrem as fraturas.

Essas lesões podem ser prevenidas ao usar cadeirinhas apropriadas para o uso em bicicletas com protetores para os membros inferiores.

Compartilhe este conteúdo

Fale com o GEOT-RS

Como podemos ajudar?

Você ficou com alguma dúvida ou precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que nossa equipe lhe retornará assim que possível. 

Agende sua consulta

Nossa equipe atende em diferentes clínicas e hospitais de Porto Alegre e região. Confira os locais abaixo e agende sua consulta com um membro do GEOT-RS. 

DR. Bruno Antunes

CRM: 35789 - RS | RQE Nº: 30248

Dra. Priscilla Montanhini

CRM 45997 - RS | RQE Nº: 35467

Dr. Ricardo Becker

CRM 28565 - RS | RQE Nº 21060

O Grupo de Especialistas em Ortopedia e Traumatologia do Rio Grande do Sul (GEOT-RS) nasceu fruto da união de três médicos Ortopedistas, com o intuito de, juntos, buscarem o melhor diagnóstico e tratamento clínico ou cirúrgico de alta complexidade, para pacientes que precisam de atendimento qualificado.