Sarcomas de Partes (Tecidos) Moles

Os tumores de tecidos moles de podem ser classificados como benignos ou malignos. Entre os malignos, os sarcomas (SPM) têm papel de destaque. Do ponto de vista embriológico, os sarcomas de tecidos moles apresentam origem mesenquimal. Estes tumores aparecem em indivíduos de qualquer faixa etária, desde crianças até idosos. Nos adultos, representam menos de 1% dos tumores malignos sólidos. Por outro lado, nas crianças eles constituem 20% das malignidades não-hematológicas (leucemias e linfomas). A incidência anual nos EUA é de 2 a 4 casos para cada 100.000 habitantes, sendo mais comum nos membros inferiores (30%) do que nos membros superiores (12%).

Atualmente, são descritos mais de 50 subtipos de SPM. Os mais comuns são o sarcoma pleomórfico de alto grau (28%), o lipossarcoma (21%), sinoviossarcoma (15%) e o leiomiossarcoma (12%). Em crianças, o mais frequente é o rabdomiossarcoma.

O diagnóstico e o tratamento dos sarcomas devem ser feitos por equipe especializada no tratamento do câncer. Na suspeita de um SPM, o paciente deve ser referenciado para hospital de alta complexidade com estrutura oncológica. A literatura tem demostrado que pacientes tratados por especialistas em sarcomas apresentam melhor prognóstico e menores índices de complicações relacionadas ao tumor.

Compartilhe este conteúdo

Fale com o GEOT-RS

Como podemos ajudar?

Você ficou com alguma dúvida ou precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que nossa equipe lhe retornará assim que possível. 

Agende sua consulta

Nossa equipe atende em diferentes clínicas e hospitais de Porto Alegre e região. Confira os locais abaixo e agende sua consulta com um membro do GEOT-RS. 

DR. Bruno Antunes

CRM: 35789 - RS | RQE Nº: 30248

Dra. Priscilla Montanhini

CRM 45997 - RS | RQE Nº: 35467

Dr. Ricardo Becker

CRM 28565 - RS | RQE Nº 21060

O Grupo de Especialistas em Ortopedia e Traumatologia do Rio Grande do Sul (GEOT-RS) nasceu fruto da união de três médicos Ortopedistas, com o intuito de, juntos, buscarem o melhor diagnóstico e tratamento clínico ou cirúrgico de alta complexidade, para pacientes que precisam de atendimento qualificado.