Você já ouviu falar sobre a ortopedia oncológica? De uma forma bem simples, podemos explicar a área da ortopedia oncológica como aquela que trata de cânceres que atingem ossos, tendões e cartilagens. Além disso, faz parte da especialização o cuidado com neoplasias em outros locais, ou seja, quando o câncer em algum órgão alcança outras áreas do corpo.
A ortopedia oncológica detecta tumores nos ossos a partir de consultas e exames por imagens, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. A partir dos resultados, o especialista poderá indicar o tratamento mais seguro, dependendo da classificação do tumor em maligno ou benigno.
É a partir dos exames de imagens, consultas e outras testagens que o ortopedista oncológico poderá fazer a realização de exames complementares, como a biópsia, que vai coletar amostras de tecido da lesão para análise.
Os tumores benignos são tratados praticamente em todos os casos com procedimentos cirúrgicos. Já os tumores malignos, além da cirurgia, podem ter a recomendação de quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e imunoterapia.
Ainda, existem técnicas de evolução na medicina, que podem preservar os membros e evitar amputações, dependendo do diagnóstico. São técnicas de reconstrução, enxerto ósseo, cimentação, e até transplantes de ossos de bancos, que permitem a reabilitação dos membros atingidos.
Vale lembrar que câncer nos ossos é uma patologia extremamente rara, com 1% de pacientes portadores da doença. Por isso, quanto mais cedo você detectar o problema, melhor as chances de tratamento. Em alguns casos, como em câncer na próstata ou mama, a metástase pode atingir os ossos.
Para um diagnóstico completo, consulte um especialista em ortopedia oncológica e encontre o melhor tratamento para o seu caso.
Sobre a GEOT-RS
O Grupo de Especialidades em Ortopedia e Traumatologia (GEOT-RS) reúne médicos ortopedistas especializados em ortopedia pediátrica, ortopedia oncológica, reconstrução óssea e outras cirurgias ortopédicas.
Com atuação descentralizada, seus membros atuam em diversas clínicas e nos principais hospitais de Porto Alegre e região. Clique aqui e saiba mais.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.