Displasia do Quadril

A Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ), comumente chamada de Luxação Congênita do Quadril, é um termo que inclui diversas anormalidades congênitas ou do desenvolvimento da articulação do quadril nas crianças e adolescentes. O quadril apresenta uma instabilidade para se manter dentro do acetábulo, sendo possível ser uma subluxação (deslocado parcialmente) ou luxação (totalmente deslocado).

Esta doença ocorre em aproximadamente 1 em cada 1000 nascidos. Os fatores de risco são: sexo feminino, apresentação pélvica ao nascimento e história familiar da doença. Algumas outras condições podem ocorrer juntamente à DDQ como o torcicolo congênito e metatarso aduto.

O diagnóstico começa pelo exame físico que varia conforme a idade, sendo importante os testes de Barlow e Ortolani até os 6 meses de vida. O membro encurtado (teste de Galeazzi), limitação em abduzir o quadril e até uma alteração no caminhar são alterações vistas em crianças maiores. Para complementar o diagnóstico usamos o ultrassom e a radiografia, tendo cada um indicações e critérios específicos para o diagnóstico da DDQ.

O tratamento varia conforme a idade do paciente e a possibilidade de conseguir manter o quadril em sua posição adequada. Pode-se usar órteses (por exemplo, o suspensório de Pavlik), gesso e até necessitar de cirurgia.

A avaliação do ortopedista pediátrico para um diagnóstico precoce é fundamental para melhor tratamento.

Compartilhe este conteúdo

Fale com o GEOT-RS

Como podemos ajudar?

Você ficou com alguma dúvida ou precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que nossa equipe lhe retornará assim que possível. 

Agende sua consulta

Nossa equipe atende em diferentes clínicas e hospitais de Porto Alegre e região. Confira os locais abaixo e agende sua consulta com um membro do GEOT-RS. 

DR. Bruno Antunes

CRM: 35789 - RS | RQE Nº: 30248

Dra. Priscilla Montanhini

CRM 45997 - RS | RQE Nº: 35467

Dr. Ricardo Becker

CRM 28565 - RS | RQE Nº 21060

O Grupo de Especialistas em Ortopedia e Traumatologia do Rio Grande do Sul (GEOT-RS) nasceu fruto da união de três médicos Ortopedistas, com o intuito de, juntos, buscarem o melhor diagnóstico e tratamento clínico ou cirúrgico de alta complexidade, para pacientes que precisam de atendimento qualificado.