Displasia Osteofibrosa: o que é?

A Displasia Osteofibrosa é uma lesão da infância com acometimento mais frequente da cortical anterior da tíbia que pode estar associada à herança familiar (mutação do gene MET).

É mais prevalente em meninos e apresenta-se com deformidade anterior tibial, dor e edema local e pode estar associada à fratura patológica.

As radiografias apresentam lesões osteolíticas com esclerose periférica. O diagnóstico diferencial é feito com adamantinoma, displasia fibrosa e pseudoartrose congênita (NF intraósseo).

Histologicamente é uma lesão cortical óssea sem acometimento periosteal com proliferação fusocelular estoriforme sem atipias (IHQ CK14 e CK19 +).

Como é o tratamento?

Dependerá do comportamento da lesão e pode ser feito através de cirurgia ou mesmo observação. As imagens são de uma de fratura patológica em menina de 2 anos de idade onde realizamos ressecção segmentar e translocação da fíbula.

Agradecimentos aos médicos: LF Rivero; R. Kalil; P. Aleixo; A. Abreu; P. Montanhini; B. Antunes; R. Becker.

Compartilhe este conteúdo

Fale com o GEOT-RS

Como podemos ajudar?

Você ficou com alguma dúvida ou precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que nossa equipe lhe retornará assim que possível. 

Agende sua consulta

Nossa equipe atende em diferentes clínicas e hospitais de Porto Alegre e região. Confira os locais abaixo e agende sua consulta com um membro do GEOT-RS. 

DR. Bruno Antunes

CRM: 35789 - RS | RQE Nº: 30248

Dra. Priscilla Montanhini

CRM 45997 - RS | RQE Nº: 35467

Dr. Ricardo Becker

CRM 28565 - RS | RQE Nº 21060

O Grupo de Especialistas em Ortopedia e Traumatologia do Rio Grande do Sul (GEOT-RS) nasceu fruto da união de três médicos Ortopedistas, com o intuito de, juntos, buscarem o melhor diagnóstico e tratamento clínico ou cirúrgico de alta complexidade, para pacientes que precisam de atendimento qualificado.