Fratura Patológica

Você sabia que muitas vezes está indicada a fixação do osso acometido por metástase antes de fraturar?

Da maneira como citamos no último post sobre o assunto, o tratamento dos pacientes com câncer evoluiu muito nos últimos tempos e com isso as metástases ósseas se tornaram mais frequentes. Sendo assim, cada vez mais é importante estarmos atentos aos sinais e sintomas que antecedem uma fratura patológica. Quando o paciente está em tratamento para câncer e inicia com dor progressiva, sem melhora com analgésicos, que piora para caminhar (quando o problema é nos membros inferiores) ou para realizar atividades simples como escovar os dentes (nos membros superiores) sugere fortemente que este osso está em risco. É o chamado risco iminente de fratura.

Utilizamos diversos critérios que indicam a fixação profilática (antes de quebrar). Avaliamos principalmente o tipo de lesão (destrutiva ou não), tamanho da metástase, localização e nível de dor. Além disso é extremamente importante considerar as particularidades de cada caso, assim como condições clínicas do paciente, dor, função, atividade, impacto na qualidade de vida, prognóstico.

Por tudo isso, é imprescindível a avaliação do ortopedista oncológico, juntamente com a equipe multidisciplinar (oncologista e radioterapeuta) para definir a melhor conduta para o paciente com surgimento de lesões ósseas metastáticas ou agravamento das lesões. Atuar de maneira preventiva nessas lesões evitando a fratura (e seu trauma psicológico), melhora da dor e função e, principalmente, a qualidade de vida.

Compartilhe este conteúdo

Fale com o GEOT-RS

Como podemos ajudar?

Você ficou com alguma dúvida ou precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que nossa equipe lhe retornará assim que possível. 

Agende sua consulta

Nossa equipe atende em diferentes clínicas e hospitais de Porto Alegre e região. Confira os locais abaixo e agende sua consulta com um membro do GEOT-RS. 

DR. Bruno Antunes

CRM: 35789 - RS | RQE Nº: 30248

Dra. Priscilla Montanhini

CRM 45997 - RS | RQE Nº: 35467

Dr. Ricardo Becker

CRM 28565 - RS | RQE Nº 21060

O Grupo de Especialistas em Ortopedia e Traumatologia do Rio Grande do Sul (GEOT-RS) nasceu fruto da união de três médicos Ortopedistas, com o intuito de, juntos, buscarem o melhor diagnóstico e tratamento clínico ou cirúrgico de alta complexidade, para pacientes que precisam de atendimento qualificado.