Quando vamos para a cirurgia, entregamos nossos cuidados a médicos, enfermeiros e equipe hospitalar altamente treinados. No entanto, também sabemos que os pacientes que entendem seu tratamento tirarão o máximo proveito desse momento.
Converse com seu médico, entenda o que está acontecendo com você e nunca tenha medo de fazer perguntas. Traga um amigo ou membro da família se necessário para auxiliar.
Na consulta pré-operatória com seu ortopedista é importante atentar para alguns pontos e deixar essas informações bem claras:
– Problema ortopédico: Descreva quando começou, como isso o incomoda e quais tratamentos você tentou para isso.
– Histórico médico: Liste todos os seus problemas médicos anteriores e atuais e como eles foram tratados.
– História de família: Liste as doenças ou condições de saúde que afetam sua família, incluindo quaisquer problemas que surgiram durante a cirurgia ou com a anestesia.
– Medicamentos atuais: Liste os medicamentos que está tomando e suas dosagens. Certifique-se de incluir todos os medicamentos ou suplementos e vitaminas que você toma regularmente.
– Alergias e sensibilidades: Liste todos os medicamentos, alergias alimentares e ambientais (como pólen ou picadas de abelha) que você tem. Informe o seu cirurgião se você já teve uma reação alérgica, como erupção na pele, inchaço ou dificuldade para respirar. Existem alguns medicamentos e alimentos aos quais você pode ser sensível, embora não seja realmente alérgico a eles. Inclua esses medicamentos e alimentos em sua lista e descreva os efeitos colaterais que você experimentou.
– Raios-X, exames de imagem, testes de laboratório e histórico de cirurgias: Traga cópias de registros médicos, descrições cirúrgicas, raios-x, tomografias computadorizadas, estudos de ressonância magnética e resultados de exames laboratoriais – especialmente aqueles relacionados ao seu problema ortopédico.
– Perguntas ou preocupações: Liste as perguntas que você tem sobre sua saúde e a cirurgia planejada. Discuta isso com seu cirurgião e equipe cirúrgica. É importante que você entenda os objetivos da sua cirurgia, como ela será realizada, quaisquer possíveis riscos ou complicações e o plano para sua recuperação.
Antes da cirurgia
Traga para o hospital:
– Uma lista de todos os medicamentos, suplementos e vitaminas que você toma.
– Uma lista de suas alergias e sensibilidades a medicamentos e alimentos.
– Seu cartão do plano de saúde ou cartão SUS
– O nome e o número de telefone do seu contato principal durante a cirurgia ou, se você for fazer uma cirurgia no mesmo dia, o nome e o telefone da pessoa que irá buscá-lo
– Não levar objetos de valor ou jóias
Uma identificação será dada a você. Os hospitais podem ter dois pacientes com o mesmo nome, mas seu número é exclusivo para você. Se a pulseira sair, certifique-se de substituí-la.
Antes da cirurgia, seu médico e sua equipe de saúde farão muitas perguntas. Algumas perguntas podem ser feitas, como alergia a medicamentos e identificação do local da cirurgia, várias vezes. Essa repetição é planejada e você deve esperar essas perguntas de sua equipe.
Seu médico irá revisar, discutir e então pedir que você assine um formulário de consentimento que descreve claramente o procedimento cirúrgico planejado.
Seu médico confirmará o local da cirurgia com você e, em seguida, marcará a área correta em sua pele.
Dê seu telefone celular, óculos, aparelhos auditivos e outros itens pessoais a um amigo ou parente antes de ir para a sala de cirurgia. Esses itens podem ser devolvidos a você quando você estiver acordado e se recuperando.
Depois da cirurgia
Preste atenção aos cuidados de saúde que recebe. Se algo não parecer certo – como o tipo de medicamento que você está recebendo – informe o seu médico, enfermeiro ou outro profissional de saúde.
Espere que os profissionais de saúde se apresentem a você. Procure seus crachás de identificação.
Ajude a evitar erros de medicação:
– Certifique-se de que os profissionais de saúde confirmem sua identidade verificando sua pulseira ou perguntando seu nome antes de administrar qualquer medicamento ou tratamento.
– Saiba a que horas do dia você costuma tomar um medicamento. Informe a sua enfermeira ou médico se um medicamento regular for esquecido.
– Identifique seus comprimidos antes de engoli-los. Seus medicamentos regulares podem ter uma cor ou formato diferente no hospital.
– Não tome comprimidos de casa sem consentimento. Eles podem duplicar os medicamentos que você está recebendo no hospital ou podem entrar em conflito com eles. Informe o seu médico se você não estiver recebendo seus comprimidos regulares.
Previna quedas:
– A cirurgia e os medicamentos pós-operatórios podem fazer com que até o melhor atleta se sinta fraco e instável.
– Alguns medicamentos e fluidos intravenosos extras podem causar a necessidade de esvaziar a bexiga com frequência. Não tenha vergonha de pedir ajuda. Faça isso cedo, antes que seja urgente. Dê tempo para a equipe ocupada chegar lá.
– Quedas graves ocorrem quando os pacientes tentam ser independentes e não pedem ajuda.
– À noite, muitas pessoas precisam de mais ajuda do que durante o dia. Para garantir sua segurança, acenda as luzes, use óculos e calçados antiderrapantes ao sair da cama.
– As cadeiras de rodas devem ser travadas com segurança antes de sentar e levantar.
– A água quente no chuveiro pode reduzir a pressão arterial e causar desmaios.
Incentive os visitantes a lavarem as mãos antes e depois das visitas. Lavar as mãos é a forma mais importante de prevenir a propagação da infecção.
Desencoraje as visitas de amigos e familiares que não estejam se sentindo bem. As crianças são portadoras frequentes de resfriados
Se o equipamento da medicação começar apitar, não se assuste. Geralmente é algo simples indicando à enfermeira que é hora de reabastecer.
Na alta
Normalmente, você recebe muitas instruções antes de sair. A equipe fornecerá os destaques por escrito, incluindo uma lista dos medicamentos que você precisará tomar. É difícil lembrar de tudo. Como sempre, faça perguntas se não entender as instruções.
Peça a um membro da família para ajudar a lembrar o que foi dito.
Faça anotações e, especificamente, preste atenção para:
– Quando ver o médico novamente
– Quando trocar seus curativos
– Quando o banho é permitido
– Quando está tudo bem ficar sozinho em casa
– Quando você pode dirigir
– Instruções sobre elevar a extremidade operada e sustentação de peso em uma perna após a cirurgia
– Entenda sobre todos os medicamentos de que você precisa.
– Certifique-se de compreender quaisquer sinais de complicações, como infecções ou trombose. Saiba como entrar em contato com o seu médico ou equipe de saúde rapidamente se notar sinais de complicações
– Mesmo em casa, levantar-se para ir ao banheiro à noite pode ser perigoso. Comprimidos para dormir e analgésicos podem causar problemas inesperados de equilíbrio. A perda de sangue na cirurgia pode causar tonturas ao se levantar.
Conclusão
Os pacientes que tomam parte nas decisões sobre seus cuidados de saúde têm maior probabilidade de ter melhores resultados. Faça perguntas, entenda o tratamento e siga as instruções e você estará no caminho da recuperação.