Osteomielite é a infecção do osso. Pode ser aguda ou crônica e provoca grande preocupação ao ortopedista, pelo grande desafio no diagnóstico e tratamento.
É causada por inúmeros germes, principalmente bactérias e fungos. Pode acontecer de forma primária (disseminação hematogênica) ou secundária (fratura exposta, pós-operatório de prótese ou fraturas fechadas, artrite séptica). As osteomielites primárias são mais comuns em crianças e adolescentes, porém também podem acontecer mais tarde.
Por apresentar comportamento clínico e nos exames de imagem semelhante a tumores, é essencial seguir um correto manejo inicial. É preciso estar sempre atento aos diagnósticos diferencias (Osteossarcoma e tumor de Ewing são os principais).
De maneira geral, é uma doença de difícil tratamento, que pode necessitar de mais de uma cirurgia, para ressecção dos tecidos desvitalizados/infectados e reconstrução, além de antibioticoterapia por longo prazo. É extremamente importante trabalhar com equipe multidisciplinar, incluindo clínico, ortopedista, infectologista. Muitas vezes o tratamento inicial resulta em grandes falhas ósseas. Por isso, a especialidade de Reconstrução Óssea, através dos fixadores externos e do transporte ósseo, pode trazer boas soluções.
O GEOT conta com especialistas nessas áreas, tanto de investigação inicial quanto de tratamento cirúrgico e reconstrução. Agende uma consulta se você apresentar essa doença ou tiver alguma dúvida!