Pé Torto Congênito

O PTC é uma deformidade típica que se apresenta desde o nascimento. Caracterizando-se pela posição do pé em Cavo, Aduto Varo e Equino. Por isso, o diagnóstico é feito pelo exame físico.

A incidência é de 1 a cada 1000 nascidos vivos e ocorre bilateralmente em metade dos pacientes. Apesar da maioria ocorrer esporadicamente, há uma relação familiar relatada.

O tratamento inicial não é cirúrgico. Optamos inicialmente pelo Método de Ponseti (gessos seriados, seguido pelo uso de órtese nos pés). O começo do tratamento deve ocorrer o mais precoce possível. O sucesso com essa técnica ocorre em mais de 90% das crianças com até 2 anos de idade e o fator mais importante para evitar a recorrência da deformidade é a adesão ao uso da órtese.

O acompanhamento com o ortopedista pediátrico é muito importante tanto para iniciar o tratamento precocemente quanto para seguir adequadamente até o final.

Compartilhe este conteúdo

Fale com o GEOT-RS

Como podemos ajudar?

Você ficou com alguma dúvida ou precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que nossa equipe lhe retornará assim que possível. 

Agende sua consulta

Nossa equipe atende em diferentes clínicas e hospitais de Porto Alegre e região. Confira os locais abaixo e agende sua consulta com um membro do GEOT-RS. 

DR. Bruno Antunes

CRM: 35789 - RS | RQE Nº: 30248

Dra. Priscilla Montanhini

CRM 45997 - RS | RQE Nº: 35467

Dr. Ricardo Becker

CRM 28565 - RS | RQE Nº 21060

O Grupo de Especialistas em Ortopedia e Traumatologia do Rio Grande do Sul (GEOT-RS) nasceu fruto da união de três médicos Ortopedistas, com o intuito de, juntos, buscarem o melhor diagnóstico e tratamento clínico ou cirúrgico de alta complexidade, para pacientes que precisam de atendimento qualificado.