Pernas arqueadas nas crianças

Quando falamos nas pernas dos bebês e das crianças, devemos lembrar que elas adquirem diferentes formas durante o desenvolvimento.

Os formatos mais vistos são o genovaro (joelhos arqueados) e genovalgo (joelhos que se tocam ou em tesoura), que podem ser fisiológicos (normal no desenvolvimento das crianças) ou patológicos (doença óssea ou articular que causa a deformidade).

Os recém-nascidos possuem um varo do joelho em torno de 10° a 15° devido a posição intra-uterina que ficam durante a gestação. A maior angulação do genovaro normalmente ocorre entre 6 e 12 meses de vida, porém os pais percebem a deformidade mais comumente quando a criança começa a ficar em pé ou a caminhar, já que é quando a deformidade se torna mais evidente.

Nos casos das crianças com torção tibial interna, o genovaro se torna ainda mais aparente.

Consideramos que o genovaro não é normal se persistir após 2 anos de idade, porém cada caso deve ser individualizado já que alguns demoram um pouco mais para assumir a posição neutra dos joelhos.

Exames de imagem como a radiografia se faz necessário principalmente se o genovaro persistir após os 2 anos ou se a deformidade for assimétrica. O raio-x nos auxilia principalmente para diferenciar de doenças que possam causar a deformidade do joelho.

Compartilhe este conteúdo

Fale com o GEOT-RS

Como podemos ajudar?

Você ficou com alguma dúvida ou precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que nossa equipe lhe retornará assim que possível. 

Agende sua consulta

Nossa equipe atende em diferentes clínicas e hospitais de Porto Alegre e região. Confira os locais abaixo e agende sua consulta com um membro do GEOT-RS. 

DR. Bruno Antunes

CRM: 35789 - RS | RQE Nº: 30248

Dra. Priscilla Montanhini

CRM 45997 - RS | RQE Nº: 35467

Dr. Ricardo Becker

CRM 28565 - RS | RQE Nº 21060

O Grupo de Especialistas em Ortopedia e Traumatologia do Rio Grande do Sul (GEOT-RS) nasceu fruto da união de três médicos Ortopedistas, com o intuito de, juntos, buscarem o melhor diagnóstico e tratamento clínico ou cirúrgico de alta complexidade, para pacientes que precisam de atendimento qualificado.