Pronação Dolorosa

A pronação dolorosa é uma subluxação traumática da cabeça do rádio a nível do cotovelo e ocorre por uma tração repentina com o cotovelo extendido e o antebraço pronado (rodado internamente). O nome em inglês é “cotovelo da babá” (nursemaid’s elbow) e explica bastante sobre o trauma para causar essa subluxação, pois ocorre comumente quando um adulto traciona o braço da criança enquanto está a segurando pela mão.

A pronação dolorosa é tão conhecida que há relatos de descrição por Hipocrátes (460 a.C.-370 d.C.). É uma das mais comuns lesões traumáticas nas crianças com menos de 4 anos, sendo o pico de incidência entre 1 e 3 anos.

Estruturalmente a pronação dolorosa ocorre pela interposição do ligamento anular entre a cabeça do rádio e o capítulo do úmero. 

O diagnóstico é feito baseado na história e no exame físico da criança. A história é tão clássica que muitas vezes podemos definir o diagnóstico e tratar baseado somente nela. Na anamnese os pais ou cuidadores da criança podem referir que ouviram ou sentiram um clique no cotovelo da criança após tracionar o braço. As radiografias na pronação dolorosa são normais. Muitas vezes a redução ocorre ao realizar o raio-x pela posição que o técnico da radiologia coloca o membro da criança para obter a melhor imagem. Após a redução, normalmente a criança volta a mexer e alivia a dor em poucos minutos. A recorrência pode ser vista em aproximadamente 5% dos casos. Para o tratamento, não há necessidade de imobilização na maioria dos casos, sendo usada normalmente naqueles casos que ficaram com a subluxação por mais de 24 horas e que a dor não tende a melhorar tão rapidamente após a redução.

Compartilhe este conteúdo

Fale com o GEOT-RS

Como podemos ajudar?

Você ficou com alguma dúvida ou precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que nossa equipe lhe retornará assim que possível. 

Agende sua consulta

Nossa equipe atende em diferentes clínicas e hospitais de Porto Alegre e região. Confira os locais abaixo e agende sua consulta com um membro do GEOT-RS. 

DR. Bruno Antunes

CRM: 35789 - RS | RQE Nº: 30248

Dra. Priscilla Montanhini

CRM 45997 - RS | RQE Nº: 35467

Dr. Ricardo Becker

CRM 28565 - RS | RQE Nº 21060

O Grupo de Especialistas em Ortopedia e Traumatologia do Rio Grande do Sul (GEOT-RS) nasceu fruto da união de três médicos Ortopedistas, com o intuito de, juntos, buscarem o melhor diagnóstico e tratamento clínico ou cirúrgico de alta complexidade, para pacientes que precisam de atendimento qualificado.