Julho é o mês de conscientização do Sarcoma, um assunto que costuma gerar preocupação. Por esse motivo, vamos explicar hoje sobre essa patologia. Sarcoma é um tipo raro de câncer, um tumor que pode envolver os ossos, músculos, nervos, tendões, vasos, órgãos e até pele. A doença pode atingir qualquer parte do corpo, mas grande parte atinge os braços ou pernas.
Os sarcomas também se diferem em tipos e variam muito em graus de agressividade local e a distância. Na maioria das vezes não possuem causa bem definida e não tem um comportamento familiar, ocorrendo de forma esporádica. Porém, podem estar associados a síndromes genéticas que aumentam a possibilidade de ocorrer durante a vida. Podem causar metástase à distância dependendo do grau de agressividade.
É possível perceber os sintomas?
Sim, porém depende muito do local onde se apresentam. Eles podem ser mais facilmente perceptíveis quando são mais superficiais, como nódulos palpáveis que podem se desenvolver nos braços e pernas. Geralmente não causam dor, o que pode retardar a procura por atendimento e o diagnóstico. Quando estão próximos de estruturas como nervos ou tendões podem causar dor ou desconforto. A percepção de um aumento de volume progressivo de algum nódulo ou massa deve ser avaliado por um especialista.
Importante dizer que nem sempre estes sintomas representam um sarcoma, mas a presença deles pode ser um indicativo. Portanto, uma avaliação médica o mais rapidamente possível faz toda a diferença no tratamento.
Quais são os tipos de Sarcoma existentes?
A doença apresenta diferentes tipos, entre eles:
- Osteossarcoma: de origem nos ossos, mais comum ao redor do joelho e em crianças e adolescentes. Causa comprometimentos na mobilidade e varia bastante em graus de agressividade.
- Sarcoma de Ewing: surge nos ossos ou tecidos moles, ocorrendo em sua maioria dos casos em crianças ou jovens adultos.
- Rabdomiossarcoma: este tipo se desenvolve nos músculos, tecido conjuntivo e tendões.
- Lipossarcoma: geralmente desenvolvido na camada inferior da pele (subcutâneo), em locais de tecido adiposo.
- Leiomiossarcoma: acontece em locais onde o músculo é liso, ou seja, abdômen, braços, pernas e útero.
O tratamento vai depender do tipo e da localização do sarcoma e as chances de cura estão relacionadas com a fase em que a doença é diagnosticada. A boa notícia é que as técnicas para o tratamento da doença avançaram muito nos últimos anos.
Importante ressaltar que o sarcoma ainda não está associado a uma causa específica, sendo difícil determinar as formas de prevenção. Por isso, o mais indicado é disseminar a informação e a importância da investigação dos sintomas precocemente.
Sobre a GEOT-RS
O Grupo de Especialidades em Ortopedia e Traumatologia (GEOT-RS) reúne médicos ortopedistas especializados em Ortopedia Pediátrica, Ortopedia Oncológica, Reconstrução e Alongamento Ósseo e outras cirurgias ortopédicas.
Com atuação descentralizada, seus membros atuam em diversas clínicas e nos principais hospitais de Porto Alegre e região. Clique aqui e saiba mais.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.